20 de dez. de 2011

Brasileiro é baratinho mesmo, de tanto padecer, por qualquer 1,99, se satisfaz!

Brasil: O País das Farsas!

Dilma, qual a sua marca ?

Valentina Latiffa
A saúde está no leito da morte; a miséria grita de fome; a educação assassinada pelo analfabetismo funcional e pelas trapaças de Haddad; a segurança publica definha-ferida pelas escopetas dos meliantes e das milícias policiais; a corrupção é senhora e gestora do País, apenas os juros, os impostos e a inflação vão muito bem, esconjuro!

Ainda assim Dilma aparece vitoriosa nas pesquisas: seu governo é ruim, mas é bom. Pode? Socorro, Freud: esclareça-me sobre a cegueira mental que assola o Brasil.
Vejam os indicadores da Pesquisa e tirem suas conclusões:

A forma como Dilma governa é aprovada, diz a pesquisa, por 72%, e isso contamina, é óbvio, uma análise clara e isenta de seu desempenho. Avaliem o quadro abaixo:

Governo Dilma aprovado em:
1) combate à fome e à pobreza (56% a 39%);
2) combate ao desemprego (50% a 45%);
3) meio ambiente (48% a 44%).

Governo Dilma reprovado em:

1) Saúde - 67%;
2) impostos - 66%;
3) segurança - 60%;
4) taxa de juros - 56%;
5) combate à inflação - 52%;
6) educação - 51%

Se alguém souber me explicar a composição dos 72%%, por favor, demonstre com urgência, antes que meus neurônios se tornem enlouquecidos.

A verdade nua e crua é que o governo atual da Mulher que tudo Pode, termina o ano sem ao menos construir sua marca, diferente dos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. No governo FHC, a marca foi a estabilidade monetária e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e a do governo Lula foi a distribuição de renda e a ascensão da classe média, o governo Dilma, após um ano, ainda não mostrou a que veio.
Mostrará?
Quando?

A troca- troca de Ministros Corruptos não pode ser considerada uma marca. Faxina então chega a ser trágico, porque foi a presidente quem escolheu os ministros caídos de podres. Rever as nomeações que varejou, ou seja, demitir os Canalhas, não torna Dilma digna de qualquer mérito: limpou a sujeira que juntou a sua volta. Tarefa e deveres seus, pois quem contamina , tem mais é que esterilizar e matar os vírus espalhados por suas próprias mãos. Custa-me entender a inércia da Governança de Dilma, posto que tem o apoio da maioria do Congresso e poderia aprovar medidas para solucionar grande parte dos problemas sociais, políticos e econômicos do País, entre eles, a guerra fiscal entre os Estados, a guerra dos portos e a burocracia.

Em ano como o de 2011, em que o governo anuncia um crescimento de 5% e termina com metade disso, podemos afirmar, ou o governo errou, ou exagerou na dose das medidas para esfriar a economia. O resultado é sofrível, não avançamos em nenhum segmento, qual tartaruga apenas marcamos lentos passos, sem chegar a lugar algum.

O Comitê de Política Monetária (Copom) errou feio ao elevar os juros ao longo do primeiro semestre do ano. A crise global ainda não chegou até nós , mas o Brasil está fragilizado para enfrentá-la , quando ela vier [porque virá, estejam certos], será uma tsunami a devorar todos os segmentos produtivos, empregos e rendas, engolindo, claro, primordialmente os menos favorecidos. Nossa economia congelou graças a uma série de desacertos, tais como: o aumento dos juros no primeiro semestre, medida ignorante, porque incapaz de conter os preços dos alimentos e de commodities. E a inflação já abre sua garganta voraz, e não temos recursos e ou politicas sustentáveis para conter sua avidez.

Vamos um pouco além: o governo não constituiu uma equipe de defesa comercial à altura do País, e não me refiro à quantidade, mas à qualidade dos funcionários, despreparados e incapazes.  O Brasil tem hoje um câmbio irreal, que reduz a competitividade dos produtos brasileiros, alto custo logístico, de transportes, de energia elétrica e de gás. O que demonstra além de inoperância, absoluta falta sensibilidade ou conscientização por parte do governo sobre a importância da indústria brasileira.

O Reintegra, a única medida horizontal, porque todas as outras foram setoriais, até agora não foi regulamentado. O que deve nos preocupar seriamente: encerramos o ano com juros altos, crédito reduzido, endividamento exacerbado dos consumidores internos, importações desenfreadas, câmbio valorizado e volátil.

Em generosa análise, e certamente especialistas concordarão comigo o desempenho do atual Governo é de baixíssima performance. O que temos são propagandas enganosas, a mascarar promessas eleitoreiras, ainda presas nas folhas de papel das planilhas obscuras de Dilma.

Mas nada disso é dado ao conhecimento do povo, com o agravante de que o Brasil não dialoga entre si, o que vai pela Paraíba, por lá fica... e o monologo se alastra solo pátrio . O que se passa lá no Acre, nada sabemos aqui, o que se passa no Sudeste Maravilha [?] ninguém, sabe, ninguém viu.

Mesmo diante de o caos desta Governança incapaz, uma inexplicável aprovação recorde de Dilma (72%), o que me leva, ainda que sob protestos e indignação, reconhecer que Lula tinha razão quando afirmou que o brasileiro pensa com o estômago e se vende para quem lhe dê uma cesta básica, um tíquete de leite ou um vale gás.

Brasileiro é baratinho mesmo, de tanto padecer, por qualquer 1,99, se satisfaz!

6 comentários:

  1. Excelente análise, fundamentada, procedente e lúcida.
    Celina Barros-RJ

    ResponderExcluir
  2. Um artigo primoroso: verdadeiro retrato de um governo sem nortes, sem rumos.
    Que 2012 venha limpo e pró Brasil.
    Parabéns Professora.
    Janaina Queiroz-RJ

    ResponderExcluir
  3. Val, sua análise impecável. Lamento ao saber noticias tão tristes do Brasil. Confesso, pensava que Dilma, seria uma gestora íntegra e capaz.
    Bjs e saudades.
    Lívia Abdala-Líbano

    ResponderExcluir
  4. Valentina,
    Como você, também penso que meus neurônios não
    irão aguentar.
    Bem o que escreveu:
    "Socorro, Freud: esclareça-me sobre a cegueira mental que assola o Brasil."
    E é uma tristeza uma região do país nada saber da outra.
    Uma grande lástima.
    Lamentável também o que apontou:
    "o que se passa no Sudeste Maravilha [?] ninguém, sabe, ninguém viu."
    Venha-nos um 2012 menos repulsivo,
    bjs e parabéns,
    Eliana Crivellari-BH-MG

    ResponderExcluir
  5. Esta é nossa Mestra!
    Abrs Professora,e PARABÉNS de toda turma.
    Jorge Eduardo Bastos-RJ

    ResponderExcluir
  6. Valeu!!!!!!!!!!!!
    Bjs
    Belvedere

    ResponderExcluir