15 de abr. de 2012

- A Educação no Brasil deve ser tratada não por focos isolados, mas sim como um sistema de produção de conhecimentos.

Harvard... para quem?


Dilma assina convênio com Harvard.  Dirão todos: que maravilha! Em tese, seria.
Esclareço:
- A Educação no Brasil deve ser tratada não por focos isolados, mas sim como um sistema de produção de conhecimentos. Eu disse sistema, e explico: nossas deficiências [graves] educacionais passam pelo ensino fundamental, avolumam-se até o ensino médio, e o resultado é trágico: os alunos que chegam as universidades carregam fardos de saber: vazios.
Logo, incapazes serão de avançar no aprendizado e domínio das novas vias de conhecimento que terão pela frente.

O MEC sabe disto, está posto nas avaliações realizadas, cujos indicadores de resultados aferidos em todas as Universidades do Brasil, demonstram e são vergonhosos.
Para Harvard irão os menos piores, dentre os nossos péssimos estudantes.


Enquanto o Governo não se desvencilhar das frequentes síndromes de improvisos, que visam apenas aliviar sintomas, sem tocar fundo nas chagas e feridas abertas na Educação, permaneceremos assim: Professores tentando ensinar e disseminar saber versus alunos despreparados [literalmente incapacitados] para receber e digerir conhecimentos.

Razões estas que justificam o número ínfimo de nossos Centros de Excelência. Definindo-se como Centro de Excelência, os organismos, ambientes ou espaços no quais um determinado grupo ou instituição [via pesquisas sólidas e avançadas]é especialista em determinado assunto ou tema- com reconhecimento de notória produção de saber.

Assistir o País governado por Remendos, cuja sustentabilidade é pífia, é de lamentar [quem sabe chorar].

Educação exige trato sério, Presidente, não dá mais para postergar!

Poucas ações federais expõem a tibieza e a crônica incompetência desse [des] governo: “O ESSENCIAL É INVISIVEL AOS OLHOS.”.

"Nós estamos num estado comparável apenas à Grécia: a mesma pobreza, a mesma indignidade política, a mesma trapalhada económica, a mesma baixeza de carácter, a mesma decadência de espírito...”. (in As Farpas- Eça de Queirós em 1872)

Acrescento: a toda essa desgraça,some-se profunda e irrecuperável cegueira intelectual.

3 comentários:

  1. Valentina: assino junto. Sei o que passamos em nossa Universidade. Sei do abandono em que se encontra o ensino médio, sei o quanto suamos para formar nossos alunos.
    Parabéns pelo artigo.
    Mara Bastos Ribas-RJ

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  2. Professora Valentina: discutimos no decorrer desta semana , exatamente as questões que coloca, em nosso departamento. Teremos que escolher os bons, entre os ruins.
    E nossa Universidade é Federal, imaginemos as Particulares, como farão?
    Abs,
    Sua eterna aluna:
    Maria Célia Domingues-RJ

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  3. Val,
    A questão é:
    até quando?
    Pois o que tememos é que tempo chegue
    em que não se dê para reverter mais nada.
    Abs,
    Eliana Crivellari

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