8 de out. de 2011

Ele quis, Ele escolheu, Ele disse Não na hora certa!

Vai-se o Gênio, fica a Lição...
+Steve Jobs

O FATO
Morre Steve Jobs. O mundo da tecnologia perde um gênio, um visionário, um ser humano especial. Ele tinha tudo para dar errado, mas acreditou nos seus sonhos, ouviu sua voz interior: Ele foi lá... E fez.
Fez a diferença!
Muitos artigos li sobre sua vida e obra, admirei-me diante sua capacidade criativa, sua força para seguir em frente apesar das muitas pedras por seus caminhos, mas a principal lição que apreendi: é possível mudar nosso entorno, basta querer, e ter discernimento para fazer as escolhas certas, mas, sobretudo à valentia para dizer Não ao que estabelecido como senso comum, é.
Ele quis, Ele escolheu, Ele disse Não na hora certa!
Foi-se o Gênio, mas seu exemplo será imortal.
Este artigo poderá parecer um texto de autoajuda, ou de aconselhamento, afirmo, porém,  não é. Pretendo sim, a partir de Steve Jobs analisar alguns fatos ligados ao sistema educacional do Brasil, especialmente o das Universidades.



Os Focos

Steve Jobs declara em discurso na Universidade de Stanford[ vídeo ao final do post], que aquele o momento em que mais se aproximara de uma formatura. Após ingressar na Universidade, consciente do sacrifício financeiro dos Pais, e de que aquele não era o seu caminho, largou o Curso, seguiu seus impulsos e buscou aprender o que de fato lhe dava inquietude e prazer. Na inquietude reside a sede por conhecimentos. Estudou disciplinas eletivas- livre, e buscou as respostas para suas indagações.Procurou alimentar o que a genialidade de seu espírito irrequieto clamava.
Por que falo dessa forma? Respondo: - nossos jovens entram nas Universidades, mas nossas Universidades são incompetentes para entrar neles. Deparamos pelos corredores com Alunos perdidos, sem estimulo, sem norte para seus futuros.
E o que fazemos por Eles? Nada!
Uma grande maioria de Gestores Acadêmicos, falo de Mestres e Doutores, limitam-se a destilar informações vencidas em suas aulas insípidas e pouco atrativas, que desnorteiam os Universitários, quando deveriam provocar o desejo de aprender, estimular a criatividade, a vontade de Ser, contrariando assim todos os princípios de uma Formação Sólida, útil não só para o exigente mercado de trabalho, mas fundamentalmente para a Vida dos Educandos.
Esses Jovens serão Agentes de Transformação no Trabalho e na Vida, ou deveriam. Mas, o que estamos ofertando é insipiência, com absoluta indiferença pelo amanhã de nossos Alunos. Certamente alguns Colegas, se lerem minhas argumentações, serão tomados pela ira, e desejarão atirar pedras nessa Professorinha vocacionada e movida pelo prazer de ensinar, sempre trilhando as vias de mão dupla que regem o processo de ensino-aprendizagem: ensino porque aprendo- aprendo porque ensino.
Algumas Ocorrências chegam a ser criminosas, certas Universidades beiram ao absurdo, com os incipientes Cursos à Distância-rasos, com imposição de conteúdos como Disciplinas Conexas- todavia, sem nexos, ou até mesmo como Extensão Latu Sensu ou Stricto Sensu, em detrimento da liberdade que cada um deve ter de escolher Disciplinas que de fato irão agregar valores múltiplos na formação dos Aprendizes.
Darei um exemplo: inventaram que Empregabilidade é conteúdo macro pedagógico, chegando ao absurdo de oferecer como Curso de Pós Graduação e MBA.
Isto é um crime, é estelionato qualificado!
Ana Merij expertise e pioneira no assunto, reconhecida pela OLA – Organização Latino Americana de Administradores como tal, Headhunter  renomada no eixo Rio de Janeiro- São Paulo  e outros Estados Brasileiros, desenvolveu em 1987 um Programa de Empregabilidade no IARJ [copiado e plagiado por muitos- até por uma renomada Revista] aplicado sob forma de imersão, no qual em 10 horas aulas-somente, consegue preparar Jovens Egressos de Universidades e Profissionais em situação de recolocação, para ingresso ou reingresso no mercado, garantindo aos mesmos a conquista de habilidades [Loveability] que as Empresas buscam nos Candidatos para seus postos de trabalho. Sabem disso, companhias como LSG Schaefer, Rede Sheraton, Hospitais Integrados do Estado do Rio, Operadoras de Saúde - dentre outras, e mais de 3.500 Profissionais, treinados neste Programa. Conversamos sobre esse tema, e Ana Merij concorda comigo: muitas Universidades e Faculdades [em sua maioria Particulares] resolveram transformar o tema Empregabilidade em RUBRICA DE RECEITAS, quando poderiam e deveriam oferecer como treinamento agregado ou tema incluso nas Disciplinas de Orientação Profissional.
Mas a fome de lucros suga a fragilidade dos nossos Jovens e seus temores justificados - pelo monstro do desemprego, levando uma parcela significativa das Universidades Brasileiras, a tirar da Cartola Oportunista -sob anuência do MEC, cursos estapafúrdios- sem qualquer valia, porém de  alto custo, vendendo gato por lebre, sem o mínimo de escrúpulos.
Não estou a fazer apologia contra a formação universitária-séria abominar minha profissão-que amo, mas sim retratando uma realidade acadêmica claudicante,onde a transferência do conhecimento banalizada-oca, e que se alastra cada dia mais Brasil inteiro.
Certo é que raros serão os Steve Jobs, dentre nossos Discentes, mas como Mestres, nossa missão é garantir a cada um deles uma Educação Sustentável, onde os pilares do saber sejam firmes e rigorosamente sólidos. Diferente disso, estaremos maculando não apenas o papel do Professor[ o que seria menos grave] , mas enganado , espoliando , extorquindo nossos Alunos, seus Pais , a Nação. 
Nessa linha de conduta a Academia  entrega ao mercado Formandos  simplesmente, que terão seus Diplomas nas paredes, mas estarão na linha marginal da sociedade produtiva, representando apenas novos números nas estatísticas do desemprego.


Conclusão:

Concluo com uma das falas do Gênio Steve Jobs, desejando que seu exemplo de perseguir incansavelmente a qualidade e a excelência  toquem profundamente os Professores Brasileiros, na esperança de que cada um de nós façamos a diferença na Vida de nossos Alunos, e em nossas Universidades:
 “Se você é um carpinteiro e está fazendo um belo armário de gavetas, você não vai usar um pedaço de compensado na parte de trás porque as pessoas não o enxergarão, pois ele estará virado para a parede. Você sabe que está lá e, então, usará um pedaço de madeira bonito ali. Para você dormir bem à noite, a qualidade deve ser levada até o fim”—  1987





Obrigada por dedicar parte de seu tempo, a leitura deste texto-homenagem e desabafo.
Valentina Latiffa


9 comentários:

  1. Valentina, muitos parabéns pelo texto. Sou Professora Universitária, e faço minhas as suas palavras.Conheço Ana Merij-seu desempenho , trabalhamos na mesma Universidade certa época, e citá-la neste assunto é relevante, pois Ana é digna de respeito e méritos.
    Ida Queiros-RJ [Consultora do MEC]

    ResponderExcluir
  2. Val querida, pensei em retirar a citação sobre meu Projeto,mas deixei a falsa modéstia de lado- pois me orgulho dele, e decidi que é procedente no contexto tratado . Parabéns pelo brilhantismo de seu artigo, e grata pelo reconhecimento recebido, Vindo de Vc., importa!
    Bjs, nanamerij

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Foi uma aula para mim. Abraço vocês, verdadeiras guerreiras.
    Belvedere

    ResponderExcluir
  4. MORRE STEVEN PAUL JOBS-GÊNIO CRIATIVO VISIONÁRIO
    * 1955 - †2011
    Homenagem acróstica nº 3973
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG
    --
    S-Steve Paul Jobs, fundador da APPLE
    T-Teve a mente capaz de revolucionar
    E-Em dez anos, os 3 mercados: musical(Ipod)
    V-Vantajosa telefonia (Iphone) e o IPAD
    E-Em computação móvel, criou os mais
    N-Novos computadores MAC, rivais da Microsoft.
    --
    P-Pode ser chamado Gênio!Em junho de 2011
    A-Apareceu em público para lançar o Icloud:
    U-Um serviço gratuito para se arquivar músicas,
    L-Lançou em março/2011 o tablete IPAD-2.
    --
    J-Jobs tratou do câncer de pâncreas, em 2004;
    O-O câncer fatal, no transplante de fígado/2009.
    B-Bela criação fez no 1º filme de longa metragem,
    S-Seu (TOY STOY) totalmente, com computação.
    --
    G-Garantia certa dos outros sucessos no cinema.
    Ê-Em (Vida de Inseto) e (Procurando NEMO).
    N-Nasceu em São Francisco-Califórnia/USA/1995;
    I-Infelizmente, aos 56 anos faleceu em Palo Alto:
    O-O local? Na Califórnia, dia 5 de outubro/2011.
    --
    C-Casado com Laurene, deixa três filhos e
    R-Reconhecida filha que teve antes do casamento.
    I-Inesquecível no lar, mas de incrível inovação
    A-À humanidade que chora pela perda irreparável:
    T-Talentoso incentivador ao fazer tudo por amor.
    I-Indescritível conselheiro para realização do sonho.
    V-Vale ressaltar a superação das suas dificuldades:
    O-O trampolim que atingia novas perspectivas.
    --
    V-Vi e ouvi o Discurso Stanford Legendado:
    I-Impossível não compartilhar com amigos...
    S-Sobre as 3 histórias que conta desde seu
    I-Importante exemplo diante da realidade,
    O-Onde pais biológicos fizeram sua adoção,
    N-Na vontade, para que ele fizesse Faculdade...
    Á-Grande disputa dos ícones da mesma paixão:
    R-Respondia entre Bill Gates e Steve Jobs...
    I-Irreverentes, em nenhum faltava capacidade,
    O-Ousadia nas invenções para o mundo melhor.
    ---DESCANSE EM PAZ!---
    Belo Horizonte, 5 de outubro de 2011.
    -
    http://clubedalinguaport.ning.com/group/obituriodosimortais

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Mestra e Orientadora,
    Que bom ler Vc. aqui. Sempre coerente, verdadeira e valente.
    Que sua voz ecoe...queira Deus!
    Mharta Alves de Barros Almeida-SP

    ResponderExcluir
  6. Quando leio trabalhos como esse fico feliz. Primeiro por constatar que nada sei e depois por sentir que a oportunidade tem me chegado através de pessoas maravilhosas, como Valentina. Obrigada.
    Belvedere

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Silvia pelo belo acróstico, obrigada por agregar valor ao artigo.
    Abraços, Valentina

    ResponderExcluir
  8. Mharta, beijo carinhoso.
    Nos falamos ainda na semana presente.
    Valentina

    ResponderExcluir
  9. Belvedere, a verdade é que diante o imenso universo do conhecimento- nada sabemos, somos aprendizes ad eternum.
    Agradeço sua acolhida e seu carinho.
    Um beijo, Valentina

    ResponderExcluir